A neuropatia é uma dor que atinge 8% da população acima dos 50 anos, ou seja, uma grande taxa de pessoas nessa faixa etária que tem a neuropatia e não sabe nem explicar como é essa dor.
Geralmente, a neuropatia se apresenta com uma queixa de dor que incomoda o tempo todo e está relacionada a doenças prévias como a diabetes, alcoolismo, déficit alimentar ou quando a pessoa sofre de alguma deficiência de vitaminas ou uma doença autoimune. Às vezes, a neuropatia se apresenta após o paciente passar por longos períodos de tratamento de alguma doença e a medicação acaba desencadeando essa dor constante.
Portanto, a dor neuropática é uma dor que aparece em detrimento de alguma situação ou uma doença prévia, um tratamento longo ou até mesmo um vício como o alcoolismo e isso vai determinar uma dor constante, diária, permanente e incapacitante, na maioria das vezes.
Qual a diferença da “dor normal” para a dor neuropática?
A dor neuropática segue alguns padrões. Normalmente, a pessoa sofre de um desconforto 24 horas por dia, mas em alguns períodos essa dor se exacerba.
Os relatos são de dores durante o dia, mas que se apresentam como suportável em decorrência do paciente estar executando tarefas, e que se torna insuportável durante a noite no período do descanso, de modo que ele não consiga dormir o suficiente.
Então, o que diferencia uma dor comum para uma dor neuropática são as características de serem constantes, de ter períodos de exacerbação, da pessoa ter uma história prévia de um trauma. Pode ser uma queda, um corte no nervo e a dor se apresenta como choques, pontadas, queimação, ardência, sensação de, ora estar quente, ora estar frio.
Esse tipo de dor pode aparecer nas extremidades, como nas pontas dos pés e ascende até o joelho ou nas mãos. As pessoas dizem que é como se tivessem uma bota nos pés, nas pernas ou luvas nas mãos. Isso porque a dor neuropática segue o trajeto dos nervos que saem da medula até extremidade do corpo, começando no sentido das extremidades para o centro do corpo.
Se você tem alguma dor semelhante, saiba que existe tratamento para a dor neuropática e você não precisa mais conviver com isso.
Acompanhe nosso blog e fique por dentro de todas as novidades e dicas para viver uma vida sem dor.